OBJETIVO

A criação de pássaros nativos e exóticos foi legalizada em 2011 e de lá pra cá tem se formado um grande mercado especializado com oportunidades e perigos.
Este espaço mostra reflexões sobre temas úteis a esta atividade produtiva que tem salvo muitas espécies da extinção.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

O SUCESSO COM PÁSSAROS


     Sei que a maioria dos criadores já sabe mas venho aqui lembrar do segredo para o sucesso na criação de pássaros. Sucesso aqui é a qualidade da fibra dos filhotes, não quantidade nascida, mais machos que fêmeas, mais mutações, como alguns comemoram. Apenas no quesito fibra que dá valor ao criadouro.
     Para mim, o sucesso que tive em anos de criação aqui no Ceará foi graças a três pontos com a mesma importância: genética, alimentação e manejo. Qualquer problema na criação de aves se origina nestes 3 pontos.

     1- Genética: Animal de boa genética é aquele com ascendentes campeões, pais, avós, tios, etc. O custo de adquirir um bom animal é mais elevado mas o retorno também. O custo de criação é o mesmo para o bom e o ruim. Calculando é melhor começar pelo bom. Economiza tempo.
     Pode começar com um macho bom e fêmeas comuns, ou fêmea boa e machos comuns caso não tenha dinheiro para iniciar com todo plantel de alto nível.
     Esqueçam o pensamento que fêmea boa é a que cria sozinha, tira 4 ninhadas por ano, é bonita, canta alto, é diferente. Assim como macho que faz o ninho, trata filhote, enche sempre os ovos. Isso não é qualidade, é perda de tempo. O importante é fibra. Reprodutores comuns podem gerar filhotes campeões eventualmente. Mas linhagem de campeões geralmente gera campeões. Pense se quer um campeão a cada 50 filhotes ou 1 em cada 10 bons. Observem criadores de cães, bovinos e equinos. Os melhores são conhecidos no mercado.

2- Alimentação: outro ponto essencial nos criatórios. Não vou sugerir nada apenas frutas e legumes limpos e ração boa. Lembrar da areia e farinhadas. Os primeiros 6 meses são fundamentais. Filhotes subnutridos dificilmente são campeões.

3- Manejo: aqui a única regra é calma. Não estressar os pássaros. Evitar pegar, apartar, gatos, cães, gaviões, etc. Banho de sol semanal pelo menos. Não forçar reprodução, treinos, competições.

     Em minha experiência, qualquer problema na criação vem destes 3 pontos. Filhotes sem fibra anos depois podem ser pais sem genética boa, subnutrição quando filhotes, manejo estressante. Sempre penso como melhorar 3 estes pontos.
     Espero ter ajudado.



Criador André Leite
Crato - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário